Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A comunidade e a vizinhança de Duque de Caxias (RJ), na Baixada Fluminense, terão a partir de hoje (13) uma unidade hospitalar com 243 leitos e capacidade de 900 cirurgias por mês.
O Hospital Municipal Doutor Moacyr Rodrigues do Carmo, construído com recursos das três esferas de governo, foi inaugurado com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e do governador do Estado, Sérgio Cabral.
O hospital, cujo terreno foi cedido pelo governo federal à prefeitura de Duque de Caxias, foi construído na Rodovia Washington Luiz (BR-040). A nova unidade recebeu investimentos da ordem de R$ 72 milhões.
No discurso da inauguração, o presidente disse que o hospital oferecerá atendimento de excelência, "com o que há de melhor em saúde no mundo".“Vocês serão tão bem atendidos quanto eu sou lá no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo”, afirmou Lula.
O secretário de Saúde de Duque de Caxias, Oscar Berro, afirmou que a unidade será um modelo de atendimento em saúde por apresentar o que há de mais moderno em tecnologia e preparação profissional. “Este é o primeiro hospital municipal de urgência e emergência [do estado] com ressonância, o que quer dizer que os casos mais graves serão atendidos aqui”, anunciou.
A unidade tem 18 mil metros quadrados de área construída e tem leitos para internação, tratamento intensivo e semi-intensivo, centro cirúrgico, laboratório, centro obstétrico, farmácia e central de material esterilizado. A previsão é de que 1.700 servidores trabalhem no local. Além disso, também deve ser construído um heliponto na unidade.